domingo, 25 de julho de 2010

MANDALA DA ESTRELA DE CINCO PONTAS


Todos somos estrelas! O homem com os braços e pernas estendidos tem a forma de uma estrela com cinco pontas, esta possui na sua essência a geometria sagrada. É possível perceber esta forma geométrica em inúmeras representações da natureza, encontramos a estrela nas flores, pedras, cristais, nas estrelas do mar, assim como quando nossos olhos miram o céu em uma noite enluarada, vemos a abobada celeste repleta de estrelas. Meditar sobre a estrela de cinco pontas e seus significados, auxilia na percepção da existência de uma harmonia universal, entre o homem a natureza e o universo.
O filosofo e matemático grego Pitágoras, foi provavelmente um dos primeiros a meditar e perceber a existência dessa forma pentagonal que representa a estrela de cinco pontas, sua escola chamada de Escola Pitagórica tinha como símbolo o Pentagrama nome dado a estrela de cinco pontas pelos pitagóricos, discipulos do filosofo grego. Nessa escola filosófica os iniciados estudavam as medidas sagradas e harmônicas que formam essa figura geométrica.
A estrela sempre representou um objeto sagrado, ao longo de toda a Antiguidade, serviu para que filósofos e pensadores refletissem sobre a grandiosidade do universo a harmonia do homem a presença do universo no homem sua simetria com o cosmo, pois a estrela é a representação do homem no microcosmo. Seu significado, apenas começa a perder sua conotação sagrada e adquirir um estereotipo negativo e maldito com o surgimento do cristianismo mais especificamente com a institucionalização da religião de Jesus Cristo e com a posterior “Caça as Bruxas” conhecida como “Santa Inquisição”, onde é iniciado a perseguição a todas as tentativas de explicação da existência que não representavam o dogma católico. A estrela como símbolo sagrado passa a ser considerada mais uma representação dos cultos pagãos, e a Cruz começa a se destacar como o símbolo dos povos cristão e a única representação aceita de ser contemplada com personificação da fé. A estrela acaba se tornando um objeto do que é feito para o “mau”, usada por bruxos, feiticeiras, ou seja pelo “anticristo”, pois não era considerado um símbolo da Igreja Católica Apostólica Romana, que determinava o modelo de religião que todos deveriam seguir no mundo ocidental, deste modo a estrela acabou existindo no mundo Oculto onde seus seguidores permaneceram venerando-a como símbolo sagrado.
Ao longo dos séculos inúmeras ordens secretas como a Maçonaria, os Rosa Cruzes, a Sociedade Teosofica fundada pela Madame Blavatiski, grandes cabalistas, alquimistas, permaneceram estudando e meditando sobre a sabedoria contida em seus traços geométricos. Grandes personalidades entenderam o significado da estrela e utilizaram em muitas de suas obras, Leonardo da Vinci utilizou o modelo geométrico da estrela em muitos projetos arquitetônicos que realizou, inspirado nos estudos matemáticos de Marcus Vitruviu Poliao sobre o pentagrama e as idéias de simetria aplicadas a anatomia humana, Leonardo da Vinci fez seu famoso esboço intitulado: o Homem Vitruviano fazendo ganhar destaque as idéias do matemático.
Quem faz renascer os ensinamentos da estrela de cinco pontas é o ocultista Paracelso que faz varias analises sobre a importância da estrela de Cinco Pontas, é com este pensador que o termo Pentagrama e toda sua simbologia aplicada no mundo moderno e contemporâneo tem sua introdução.

FELIPE FRANCO
2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário